O espetacular regresso do atum à Dinamarca

Há cerca de 70 anos, era comum ver o gigante atum-rabilho pulando nas águas dinamarquesas durante o verão. Mas, no fim da década de 1950, suas fontes de alimento diminuíram, e os atuns pararam de aparecer. Por muitos anos, eles viraram apenas memória. Até agora.

Regulamentos de pesca que funcionam

Graças a décadas de regulamentos para pesca direcionada, as populações de cavalas, arenques, agulhões e outros pequenos peixes recuperaram-se significativamente no Mar do Norte e ao longo das costas dinamarquesas. E com eles, seu maior predador, o atum-rabilho, voltou.

A cada verão, esses gigantes migram mais uma vez para as águas dinamarquesas, normalmente ficando até meados de outubro, alguns até novembro.

Pesque e solte – a ciência no centro

Não há pesca comercial de atum na Dinamarca. Em vez disso, a DTU (Universidade Técnica da Dinamarca) tem um projeto científico em que pescadores voluntários experientes ajudam a apanhar o atum para marcá-los, liberando-os depois de volta à natureza. O projeto ocorre em dois períodos:

  • Agosto/setembro em Skagen
  • Setembro/outubro em Helsingør

Depois que o atum é capturado, os pesquisadores da DTU os medem e marcam antes de libertá-los. As tags avançadas rastreiam os movimentos dos peixes e transmitem os dados via satélite, dando aos cientistas informações valiosas sobre seu comportamento.

O espetacular regresso do atum à Dinamarca

A TITAN Containers apoia a pesquisa

Para apoiar o importante trabalho da DTU, a TITAN Containers fornece dois contêineres refrigerados ArcticStore. Esses contêineres são utilizados para armazenamento temporário e manuseio do atum durante a marcação e o exame, garantindo condições ideais tanto para os peixes como para os investigadores.

Essa colaboração é uma extensão natural da nossa missão: fornecer soluções de armazenamento flexíveis e sustentáveis onde quer que sejam necessárias.

Uma batalha contra a força da natureza

Pegar um atum é um verdadeiro teste de força. Esses peixes podem atingir até 3 metros de comprimento, com uma circunferência semelhante, e pesar 250 quilos ou mais. Eles são incrivelmente poderosos, muitas vezes quebrando linhas de pesca e varas, e até mesmo escapando dos anzóis. Remover um atum da água pode levar horas de esforço intenso.

Nosso próprio fundador, Layland Barker, participou do projeto:

“Levou oito horas de batalha ininterrupta até conseguirmos entregar o atum à DTU, mas fizemos isso, e valeu a pena cada segundo”, relembra com um grande sorriso.

O espetacular regresso do atum à Dinamarca

Testemunhe a luta com os gigantes

Quer ver como um atum de 250 quilos luta? Recomendamos que você assista aos vídeos da Tuna Union (Tunforgeningen) na Dinamarca:

Assista aos vídeos aqui https://www.tunforeningen.dk/

TITAN CONTAINERS SÃO CERTIFICADOS PARA, OU PODEM APOIAR A CONFORMIDADE COM, AS SEGUINTES CERTIFICAÇÕES
  • ISO Certification 9001
  • ISO Certification 14001 TITAN Containers
  • CE Certification TITAN Containers
  • HACCP Certificate
  • Good Distribution Practice Certificate
Fale no WhatsApp
WhatsApp demais regiões WhatsApp SP e região